A Ouvidoria é um canal de relacionamento entre a Prefeitura Municipal de Farroupilha e o cidadão, atuando como uma ponte entre a comunidade e a Administração Pública Municipal. Seu objetivo é atender à sociedade, cada vez mais exigente e ansiosa por melhorias na qualidade de vida e na realização de seus direitos como cidadão, tornando o serviço público mais eficiente.
É o setor que recebe, analisa denúncias, reclamações, sugestões e elogios, dando andamento às demandas e as encaminhando para resolução. O canal é aberto a toda a comunidade, podendo ser acionado através de e-mail, telefone, aplicativo ou mesmo pessoalmente na Prefeitura Municipal de Farroupilha.
Fala.BR é uma plataforma integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação – Desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU), a nova plataforma permite aos cidadãos fazer pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local, a partir de um único cadastro em conformidade com a Lei de Acesso à Informação e o Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos.
No ano de 2020, a Ouvidoria Geral do Município registrou 2.013 demandas recebidas por meio do FalaCidadão (aplicativo), telefone fixo e celular, whatsapp, e-mail, de forma presencial e 10 demandas pelo portal da transparência.
Conforme Lei Federal nº 13.460/17, são separadas com a classificação: reclamações, denúncias, sugestões, elogios e solicitações que tenham como objeto a prestação de serviços públicos e a conduta de agentes públicos na prestação e fiscalização de tais serviços.
Conforme relatório do FalaCidadão, algumas demandas ainda estão pendentes de conclusão, mas todas foram encaminhadas traduzindo-se em processos administrativos.
Os detalhes podem ser acessados nos relatórios abaixo:
As demandas do Portal da Transparência podem ser acessadas CLICANDO AQUI