Jorge Cenci
A Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social baseia-se em duas políticas sociais: a Política Pública de Assistência Social e a Política Pública de Habitação.
Assistência Social: “É direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas. ” (LOAS, Art. 1º). Suas ações são executadas por níveis de proteção, ou seja: de proteção social básica para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e desenvolvimento de potencialidades das famílias. Para as famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco por violação de direitos, são desenvolvidas ações de proteção social especial, com vistas à reorganização familiar, elaboração de novas referências afetiva e reintegração social.
Habitação: desenvolve ações que visam a garantia da moradia digna prevista na Constituição Federal. Para tanto, avalia, analisa, elabora e implanta projetos que atendam as demandas da comunidade, como o acesso facilitado da população à habitação de interesse social e a otimização da infraestrutura básica e de equipamentos sociais, evitando assim o déficit habitacional através de estudos e pesquisas socioeconômicas e habitacionais.
Serviços:
Faz parte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação: Centros de Referência de Assistência Social – CRAS I e CRAS II, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, Centro de Convivência Idosos São José, Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal/ Programa Bolsa Família, Albergue Municipal, Banco de Materiais, Banco Social, Balcão do Trabalhador, Sistema Nacional de Emprego – SINE, Posto de Identificação (Carteira de Identidade) e Posto do Ministério do Trabalho (Carteira de Trabalho).
Atendimento ao Cidadão
Balcão do Trabalhador:
Sistema Nacional de Emprego (SINE):
Posto de Identificação (carteira de identidade):
Posto do Ministério do Trabalho (carteira de trabalho)
Assistência Social – Unidades de Atendimento:
Centros de Referência de Assistência Social (CRAS I e CRAS II)
Serviços oferecidos:
Ações Desenvolvidas:
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)
Serviços oferecidos:
Ações Desenvolvidas:
Centro de Convivência Idosos São José
Serviço oferecido:
Ações desenvolvidas:
Banco Social:
Auxiliar famílias que se encontram em situação de pobreza e/ou extrema pobreza, bem como famílias em situação de calamidade (incêndio, alagamento, vendaval), através de doações da comunidade.
Banco de Materiais:
Tem como objetivo arrecadar e distribuir materiais de construção para famílias em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, assim como para pessoas em situação de calamidade (incêndio, alagamento, vendaval). É importante ressaltar que isto ocorre através de prévia avaliação socioeconômica realizada por profissionais do Serviço Social.
ENDEREÇOS E TELEFONES
ENDEREÇOS E TELEFONES
Centro de Referência de Assistência Social (CRAS I)
Endereço: Rua Antonio Benvenutti, 67, Bairro Industrial, Farroupilha
Horário de Atendimento: Das 08h às 16h – de segunda a sexta-feira
E-mail: cras-1@farroupilha.rs.gov.br
Telefones: (54) 3268-6969 ou (54) 999482539
Centro de Referência de Assistência Social (CRAS II)
Endereço: Rua da República, 540, Centro, Farroupilha
Horário de Atendimento: Das 08h às 16h – de segunda a sexta-feira
E-mail: cras-2@farroupilha.rs.gov.br
Telefones: (54) 3268-1633 ou (54) 999337346
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)
Endereço: Rua Luiz Busetti, 273A, Bairro São Luiz
Horário de Atendimento: Das 08h às 16h – de segunda a sexta-feira
E-mail: creas@farroupilha.rs.gov.br
Telefones: (54) 3268-1414 ou (54) 996283752
Centro de Convivência Idosos São José
Endereço: RST 453, 440, Rodovia dos Romeiros, Bairro Cinquentenário, Farroupilha
Horário de Atendimento: das 09h às 17h – de segunda a sexta-feira
E-mail: coordenacaodoidoso@farroupilha.rs.gov.br
Telefone: (54) 3261-2573
Albergue Municipal
Endereço: Rua 14 de Julho, 870, Centro, Farroupilha
Horário de Atendimento: das 19h às 07h – de segunda a segunda-feira
E-mail: assistenciasocial@farroupilha.rs.gov.br
Telefone: (54) 3261-1930
Banco Social
Endereço: RST 453, 440, Rodovia dos Romeiros, Bairro Cinquentenário, Farroupilha
Atendimento ao Público: Quintas – feiras: das 8h às 12h e das 13h30 às 17h
E-mail: habitacao@farroupilha.rs.gov.br
Telefone: (54) 3261-7900
Banco de Materiais
Endereço: RST 453, 440, Rodovia dos Romeiros, Bairro Cinquentenário, Farroupilha
Horário de Atendimento: das 7h às 11h30 e das 13h às 17h18 – de segunda-feira a sexta-feira – (não realiza atendimento ao público)
E-mail: habitacao@farroupilha.rs.gov.br
Telefone: (54) 3261-7900
Balcão do Trabalhador e Sistema Nacional de Emprego – SINE
Endereço: Rua 14 de Julho, 710, Centro, Farroupilha (junto ao Centro de Atendimento ao Cidadão – CEAC)
Horário de Atendimento: das 9h às 16h – de segunda a sexta-feira
E-mail: balcaodotrabalhador@farroupilha.rs.gov.br
Telefones: (54) 3261-3399 – (54) 32683211 – (54) 32681331
Posto de Identificação – Carteira de Identidade
Endereço: Rua 14 de Julho, 710, Centro, Farroupilha (junto ao Centro de Atendimento ao Cidadão – CEAC)
Horário de Atendimento: das 9h às 16h – de segunda a sexta-feira
E-mail: pifarroupilha@igp.rs.gov.br
Telefones: (54) 3261-3399 – (54) 32683211 – (54) 32681331
Posto do Ministério do Trabalho – Carteira de Trabalho
Endereço: Rua 14 de Julho, 710, Centro, Farroupilha (junto ao Centro de Atendimento ao Cidadão – CEAC)
Horário de Atendimento: das 9h às 16h – de segunda a sexta-feira
E-mail: ctps@farroupilha.rs.gov.br
Telefones: (54) 3261-3399 – (54) 32683211 – (54) 32681331
Centro de Referência em Assistência Social (CRAS)
Centro de Ref. Esp. em Ass. Social (CREAS)
Programas Sociais
Banco de Materiais
Banco Social
Centro de Convivência Idosos São José
Albergue Municipal
Coordenadoria da Mulher
Balcão do Trabalhador
Carteira de Identidade
Carteira de Trabalho e Previdência Social